gazeta 196

Número 196| Abrir
Uma cardióide no coração do Delfos
Eduardo Marques de Sá 
Tendo o seu banho baptismal ocorrido em Dezembro de 2001, o Projecto Delfos celebra os seus 20 anos de idade. A efeméride será recordada, durante este ano, com uma referência no logotipo. E tamb...    (ver mais)
DECIDIR, Decidir, decidir
Rosário Fernandes 
Em 1971, o matemático Thomas L. Saaty descreveu um processo de apoio à decisão de situações que envolvessem diversas alternativas, o AHP, sigla de Analytic Hierarchy Process, Processo Analític...    (ver mais)
Conversa com o Professor José Vitória relatos de um matemático singular
Ana Mendes 
Escolheu matemática porque na época as escolhas não eram muitas e considera que foi um aluno “muito irregular”. Num tempo em que “ir estudar” era uma exceção, acabou por vencer as condici...    (ver mais)
Matemática dos Azulejos
Atractor 
O Atractor tem em curso um projeto de alguma dimensão com o objetivo de analisar, do ponto de vista da simetria, os painéis de azulejos das casas de uma localidade....    (ver mais)
Lagrange, as Multas e os Recordes de Atletismo
João Filipe Queiró 
A velocidade média diz-nos alguma coisa sobre a velocidade instantânea? E sobre outras velocidades médias?...    (ver mais)
(Matemática+Medicina) Modelos Epidemiológicos
Paula Amaral  Ruy Miguel Ribeiro 
Curvas epidémicas, escalas logarítmicas, picos, achatamento da curva, crescimento exponencial. Estes são alguns dos conceitos epidemiológicos que ouvimos todos os dias nos meios de comunicação social quando se fala do vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença Covid-19. A ep...    (ver mais)
Conversa com Stephen Smale
Gonçalo Morais 
Stephen Smale é um daqueles matemáticos que todos, ou quase todos, conhecem e, todos os que o conhecem, sabem um ou dois aspetos peculiares da sua biografia: a sua luta contra a guerra do Vietname e o facto de ter uma posição de destaque nos movimentos contra a guerra em gera...    (ver mais)
Aplanar a curva
Fabio Chalub 
Uma doença espalhada por assintomáticos, muitos dos quais crianças. O período de incubação é de até 14 dias. Não havendo vacina disponível, é importante manter medidas profiláticas, tais como o distanciamento social e a quarentena dos infetados. Apesar das difíceis ...    (ver mais)
José Monteiro da Rocha (1734-1819) Um Matemático ao serviço do Estado
Fernando B. Figueiredo  António Leal Duarte 
Como homem de ciência, professor, académico, administrador e legislador, Monteiro da Rocha é sem dúvida uma das principais figuras da história da cultura e da ciência portuguesas. Desempenhou um papel central em todo o processo de institucionalização da ciência modern...    (ver mais)