gazeta 201

Número 201| Abrir
O Teorema de Minkowski
Alfredo Costa 
Neste Canto Délfico propõe-se o Teorema de Minkowski como tema avançado de estudo extra-curricular, para alunos do ensino secundário especialmente motivados...    (ver mais)
Uma fórmula de tipo Binet para os números de Geonardo
Patrícia Damas Beites  Catarina Moreira  Pedro França 
O termo "números de Geonardo" - forma abreviada de designar uma generalização dos números de Leonardo criada por P. D. Beites - é inspirado na obra intitulada Proofs that Reallly Count, na q...    (ver mais)
Dados Que Podem Salvar Vidas: Modelação e Predição de Acidentes de Viação Para Uma Segurança Rodoviária Mais Eficaz
Paulo Infante 
A sinistralidade rodoviária é um dos grandes problemas da nossa sociedade, tendo consequências sociais relevantes, quer na vida e na saúde das vítimas e dos seus familiares, quer no impacto em ou...    (ver mais)
O Gömböc: Um Brinquedo do Século XXI
José Carlos Santos 
O Gömböc é uma forma tridimensional descoberta há poucos anos. Além de poder ser usada para construir um brinquedo fora do comum, é matematicamente muito interessante....    (ver mais)
O Compasso Geométrico, Astronómico, Náutico (1595): Raciocinar com as Mãos na “Aula da Esfera” com Francisco da Costa
Samuel Gessner 
Apresentar conceitos de matemática vários e difíceis em pouco tempo a um grupo de alunos com pouca preparação teórica, este era o propósito de Francisco da Costa. Na “Aula da Esfera” daquele ano de 1595 já tinha dado a matéria da astronomia e da geografia toda, e pre...    (ver mais)
Os Quaterniões e a Conjetura 1-3-5
António Machiavelo 
Dá-se aqui uma súmula das ideias subjacentes à demonstração recentemente publicada pelo autor e por Nikolaos Tsopanidis, completada com a ajuda de Rogério Reis, da conjetura 1-3-5, anunciada em 2016 por Zhi-Wei Sun, demonstração essa que usa uma aritmética um pouco e...    (ver mais)
Espelho meu, espelho meu: Há alguém que gaste mais por mês do que eu?
Miguel de Carvalho 
As estatísticas de finanças pessoais são fundamentais tanto para bancos e consultores financeiros como para os seus clientes. Neste artigo faço um apanhado de um método estatístico que desenvolvi recentemente em colaboração com colegas e que foi motivado por uma questão ...    (ver mais)
Conversa com o Professor José Vitória relatos de um matemático singular
Ana Mendes 
Escolheu matemática porque na época as escolhas não eram muitas e considera que foi um aluno “muito irregular”. Num tempo em que “ir estudar” era uma exceção, acabou por vencer as condicionantes do contexto português da primeira metade do século XX. Falamos do Prof...    (ver mais)
A função W. de Lambert
Ricardo Mamede 
A função W de Lambert foi considerada pela primeira vez há mais de 250 anos, mas apenas recentemente foi batizada e objeto de um tratamento rigoroso. Está intimamente relacionada com a função logaritmo e tem uma grande variedade de aplicações em matemática, física e c...    (ver mais)