142

Número: 142 | PDF integral
Data de Publicação: Janeiro de 2002
Um Projecto Finlandês para Ensinar Matemática a Estudantes Especialmente Dotados do Ensino Secundário
Há quem chame totós aos viciados do computador. Como reconhecer um totó? Talvez pelo aspecto. O cabelo dum totó é sujo, as roupas estão enrugadas, os olhos cansados, é pálido e magro. Este aspecto pode ser surpreendente, mas tem uma explicação. Se se passa o tempo todo com computadores, esquecendo-se de se lavar, comer e dormir, o resultado ver-se-á. E isto é o que o totó faz. Sempre.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Esa Lappi | Janne Huovinen | Jorma K. Merikoski |
A Matemática no Século XX
"A matemática interessa-me; falo, aprendo, discuto e, depois, questões interessantes simplesmente emergem. Nunca comecei com um objectivo específico, a não ser o de compreender a matemática." Palavras de Michael Francis Atiyah, um dos grandes senhores da matemática do século XX. Com contribuições notáveis e fundamentais em áreas que envolvem a geometria, a topologia e a análise, muitas foram as honras que recebeu. Ganhou, por exemplo, a Fields Medal em 1966 e o King Faizal Prize em 1987.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Sir Michael Francis Atiyah |
A Matemática na Revisão Curricular: uma Reforma Adiada...
Em 13 de Dezembro de 1999 o então Director do Ensino Secundário, Professor Doutor Domingos Fernandes, apresentou às Associações Profissionais e Sociedades Científicas uma Proposta de Revisão Curricular do Ensino Secundário. Essa proposta tinha um carácter apenas esboçado, mas a sua filosofia parecia revelar clareza na separação das duas vias de ensino, cursos gerais e via profissionalizante, sem excluir a possibilidade de uma mudança de percurso. Parecia também assumir claramente o aparecimento de níveis diferentes de Matemática (e de outras disciplinas). No caso da Matemática foi então referido que as alterações no programa A se limitariam a pequenos ajustes, mas no caso da matemática B parecia estar tudo em aberto.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): GEEPU (Gabinete de Estudos para o Ensino Pré-Unive |
A Publicação das Notas dos Exames do 12.º Ano
Convida-me o Director da Gazeta de Matemática a escrever um pequeno texto sobre a recente publicação dos resultados dos exames do 12.ª ano por escolas e as ordenações das escolas produzidas com base nesses resultados. Essa publicação foi feita neste Verão em vários jornais, a partir de dados fornecidos pelo Ministério da Educação, e na sequência de um movimento que, já algum tempo, reclamava a divulgação dos dados na posse do Ministério.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): João Filipe Queiró |
Números Irracionais no Ensino Secundário
"Para quê estudar estes problemas, se os números irracionais não existem?" L. Kronecker, sobre a demonstração da transcendência de Pi devida a F. Lindemann.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Pereira Rosa |
Teorema do Ponto Fixo a uma Variável Real e Aplicações à Resolução de Equações não Lineares
I. O Zelmiro e a máquina de calcular oferecida pela tia Zagolinda. II. Uma lição magistral e suave do primo Zagalote.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Luís Camilo do Canto de Loura |
O Prémio Abel
Materializando uma sugestão do Departamento de Matemática da Universidade de Oslo, o governo norueguês acaba de instituir o Prémio Abel. Como é sabido não existia Prémio Nobel da Matemática. Desde 1936 atribuem-se Medalhas Fields que, em prestígio, equivalem ao Prémio Nobel. Todavia não despertam o interesse dos media o que, para desgosto de muitos, contribui para a falta de visibilidade da investigação matemática.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Graciano de Oliveira |
42.ª Olimpíadas Internacionais de Matemática, Washington DC, EUA
Entre 4 e 14 de Julho de 2001 estiveram reunidos, em Washington DC, 473 estudantes de 83 países das mais variadas regiões do globo. Tudo por causa de alguns pequenos desafios matemáticos que constituíram a parte competitiva das 42.as Olimpíadas Internacionais de Matemática. Uns dias antes, já o Júri Internacional tinha chegado à capital norte-americana, tendo em vista a elaboração da prova e a sua tradução para mais de cinquenta idiomas distintos. A selecção dos problemas foi feita a partir duma lista previamente elaborada com várias das propostas enviadas pelos diferentes países participantes. Essa lista encontrava-se dividida em quatro capítulos: álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números. Visto que a competição contemplava apenas estudantes pré-universitários, o Júri procurou evitar os problemas que envolvessem noções próximas do Cálculo Infinitesimal.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Daniel Peralta Pinto |
As XVI Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, Minas, Uruguai
As Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática são, no que diz respeito ao seu funcionamento e à natureza dos seus objectivos, muito semelhantes às IMO (Olimpíadas Internacionais de Matemática). No entanto, o número de países envolvidos é mais reduzido pois apenas podem participar os estados Ibero-Americanos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Daniel Peralta Pinto |