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Número: 148 | PDF integral
Data de Publicação: Janeiro de 2005
Ano Internacional da Física 2005
A proposta de se iniciarem as diligências necesárias para que o ano de 2005 fosse declarado Ano Mundial da Física foi apresentada por Martial Ducloy, à altura Presidente da Sociedade Europeia de Física, ao 3.º Congresso Mundial das Sociedades de Física, realizado em Berlim em 15 e 16 de Dezembro de 2000 por ocasião das Comemorações do Centenário da Teoria Quântica.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): José Dias Urbano |
Os matemáticos no Ano Internacional da Física
Na parede de uma sala de aula do meu liceu havia uma frase de Einstein emoldurada. "Como é possível", perguntava o físico, "que a Matemática, que afinal é um produto duro do pensamento humamo, independente da experiência, esteja tão maravilhosamente adaptada aos objectos da realidade?". É curioso como ainda hoje me lembro desta frase. Durante anos, nas aulas, olhava para ela e não percebia a estranheza de Albert Einstein. Para os meus 13 ou 14 anos a pergunta não fazia sentido. Era como se nos admirássemos por um martelo ser útil para martelar um prego. Qual era a dúvida?
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Nuno Crato |
Portugal e a fundação da União Matemática Internacional
A propósito do vigésimo quinto ICM (Congresso Internacional de Matemática) de 2006, que está previsto ocorrer em Madrid, e que será organizado pela IMU (União Matemática Internacional), vale a pena lembrar que Portugal esteve na formação da IMU. É mais um facto pouco conhecido, revelador das várias tentativas para estabelecer contactos entre Portugal e a comunidade internacional de matemáticos, durante a terceira década do século XX.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Anabela Ramos | Helmuth R. Malonek |
Hex
O Hex foi inventado duas vezes. Uma, pelo matemático e poeta dinamarquês Piet Hein em 1942, a outra pelo matemático americano John Nash, em 1948. Trata-se de um jogo de conexão que se desenrola num tabuleiro como a figura aqui representada.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jorge Nuno Silva |
O cotidiano e a continuidade
No Brasil a continuidade não é estudada nos cursos de nível médio, sendo abordada apenas nos cursos universitários de base matemática. O objetivo deste artigo é discutir este fato, estudando situações da vida cotidiana, nas quais a continuidade aparece de forma natural, o que justificaria sua inclusão no ensino médio (destinado a estudantes entre 15 e 17 anos de idade), já que este se destina à formação do cidadão independente de sua opção profissional.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Renato Valladares |
Notas sobre pedagogia em Matemática
Actualmente, a maioria dos alunos chega à universidade sem hábitos de estudo e de trabalho. Aparentemente chegam com a ideia de que uma aula seria como um espectáculo. A única diferença, seria a de que teriam de tirar algumas notas. Assim, o aluno adopta uma atitude próxima da de um espectador.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): João Carvalho |
A importância de ser ou não primo
Os números primos têm sido ojecto de encanto e mistério para sucessivas gerações de seres humanos desde, pelo menos, a Grécia antiga até aos nossos dias. A demonstração de que há uma infinidade de primos na proposição 20 do livro IX dos "Elementos de Euclides" é um monumento à elegância e ao engenho humano.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Machiavelo |
Fernando de Almeida Loureiro e Vasconcelos (1874-1944) - coronel, matemático e historiador
Tomei conhecimento da existência e obra do Prof. Fernando de Vasconcelos há uma dezena de anos atrás, através da nota de rodapé inserta na página 8 da História das Matemáticas em Portugal de Francisco Gomes Teixeira, onde se pode ler: "Para o estudo desenvolvido da história das Matemáticas entre os gregos, hindus e árabes, não é felizmente necessário em Portugal recorrer-se a livros estrangeiros porque temos para isso em língua portuguesa um manual excelente, intitulado: 'História das Matemáticas na Antiguidade', de que é autor o Sr. Fernando de Vasconcelos, professor no Instituto Superior de Agronomia.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): A. J. Franco de Oliveira |
Como fixar investigadores em Portugal
O Presidente da República declarou na cerimónia de inauguração da Unidade de Sólidos, Líquidos e Pastosos da Labesfal (Julho, Campo de Besteiros) que "temos de ter uma acrescida capacidade científica e tecnológica. É absolutamente decisivo que se criem condições para a fixação de investigadores" e ainda que "há uma enorme falta de cientistas em todo o mundo e começa a haver em toda a Europa". Referindo-se a Portugal, dise que "hoje há condições melhores do que há vinte ou dez anos para fixar pessoas e fazer investigação".
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Editores da Gazeta de Matemática |
Matemática e Ensino, de Elon Lages Lima
Elon Lages Lima é autor dos melhores livros didácticos de matemática que, nos últimos quarenta anos, se escreveram em língua portuguesa.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Paulo Ventura Araújo |
Os portugueses discutem pouco
É impressionante a quantidade de questões de importância, ou mesmo de decisões vitais, que passam sem debate. Sabemos, desde há uns anos, que tem de haver decisões e que não se pode ficar eternamente pelo debate (se é que os debates alguma vez se concluem...) nem se pode esperar que, como resultado do debate, se alcance a unanimidade ou se esteja muito próximo.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Graciano de Oliveira |
Competições internacionais de Matemática de 2004
Como já vem sendo habitual, Portugal participou em duas Competições de Matemática Internacionais no ano de 2004, as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Ercília Sousa |