A estratégia e táctica do estudo

É quase um lugar comum afirmar hoje em dia que a grande maioria dos nossos estudantes não tira aproveitamento apreciável do ensino ministrado nos Liceus e Universidades. A unanimidade das queixas não deixa margem para dúvidas. Mas se é fácil e cómodo apontar as causas deste lamentável estado de coisas é, no entanto, incomparavelmente mais árduo e delicado, dar-lhe o remédio devido. As linhas que se seguem são a expressão duma tentativa neste último sentido. Constituem um dos capítulos, o IV, dum pequeno mas curioso livro intitulado «Mathematician's Delight», editado pela Penguin Books. É seu autor W. W. Sawyer, nome, entre nós, pouco conhecido. É um livro modesto mas de leitura agradável e estimulante a que não falta nem encanto nem originalidade. Recomendamo-lo, em particular aos alunos do primeiro ano das nossas Universidades, que frequentam as cadeiras de Matemáticas. N.T.


PDF do Artigo | PDF integral
Gazeta nº 21, pág. nº 3 | Categoria: Pedagogia | Palavras-Chave: gazeta, matemática, ensino, superior, pedagogia
Autor(es): W. W. Sawyer |