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Número: 76 | PDF integral
Data de Publicação: Setembro de 1959
Editorial
Vinte anos passaram desde a fundação da «Gazeta de Matemática». Vinte anos de actividade dedicada à Juventude escolar portuguesa e orientada no sentido da melhoria contínua do nível do ensino das matemáticas em Portugal.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): J. Gaspar Teixeira |
A investigação científica em Portugal
O presente artigo tem um duplo objectivo: 1) Chamar a atenção das Sociedades Científicas Portuguesas para a responsabilidade que lhes cabe, assim como aos seus associados, e, de modo geral, a todo o trabalhador científico português, no que respeita ao problema fundamental da investigação científica em Portugal; 2) Sugerir-lhes um projecto de base de organização da Investigação Científica Portuguesa, tendo em couta vários aspectos, nomeadamente os de planeamento, colaboração e subvenção.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): J. Gaspar Teixeira |
Sur l'enseignement supérieur des mathématiques en U. R. S. S.
La question de la culture mathématique se trouve aujourd'hui au centre de l'attention non seulement des spécialistes mais aussi de arges coucti es de l'opinion publique. Non lseulement les pédagogues et les savants, mais aussi des personnalités gouvernementales ont posé le problème de l'amélioration de l'enseignement mathématique.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): B. V. Gnedenko |
L'insegnamento della matematica nelle università italiane
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Luigi Cempedellli |
Les Ecoles Normales Supérieures
L'adjectif «normale» qualifie en France une école dont les élèves se destinent à la carrière d'enseignant. Chaque département possède une Ecole normale primaire, qui forme les instituteurs des Ecoles primaires du département.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): A. Revuz |
La formation mathématique de l'ingénieur
Le domaine de validité du mot ingénieur n'est pas très bien défini. Certains ingénieurs sont surtout des administrateurs, et ne s'occupent guère de science ni de technique. D'autres, au contraire, sont des techniciens spécialisés, et méritent à peine le titre d'ingénieur. Il este donc difficile de qualifier d'une façon uniforme les mathématiques de l'ingénieur. Elles dépendent de la fonction réellement remplie par l'ingénieur et de sa spécialité. Mais tout ingénieur doit avoir des connaissances suffisantes en mécanique, en physique générale, en électricité, et pour cela, i l doit d'abord savoir des mathématiques. Un double problème se pose donc: de quoi l'ingénieur a-t-il besoin pour exercer son métier; de quoi a-t-il besoin pour apprendre son métier ?
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): J. Bass |
Une particularité de l'enseignement français: les mathématiques spéciales
I l faut faire un peu d'histoire pour bien comprendre cette particularité de l'Enseignement dans notre pays.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Andre Adler |
L'insegnamento della matemática nelle scuole secondarie italiane
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Emma Castelnuovo |
Faculdades de Ciências
No que vai seguir-se faremos algumas considerações de ordem geral sobre a forma como, em nosso entender, deveriam ser organizadas as Faculdades de Ciências em Portugal para que possam cumprir a missão que lhes é inerente. Procuraremos ser objectivos e apoiar-nos-emos, na medida do possível, na orgânica actual dessas Faculdades sem nos esquecermos porém, que para que as Faculdades de Ciências possam desempenhar a sua missão, indiscutivelmente cada vez mais vital ao Pais, há que fazer alterações profundas a essa orgânica.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): A. César de Freitas |
Olympiade de Mathématiques
Chaque année scolaire, i l est organisé en Tchécoslovaquie un concours de mathématiques, appelé «l'Olympiade de Mathématiques», destiné aux élèves des écoles secondaires et des écoles professionelles de sélection.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Institut de Mathématiques de l'Académie Tchécoslov |
Faculty of Sciences
The teaching at the Faculty of Sciences is based on the stage of learning represented by the examen artium, the final examination at the gymnasium (secondary school).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Kjell Carlsen |
Condições do progresso científico nos grandes Laboratórios
A história do homem data de há 500.000 anos; a civilização conta 5.000 anos; a Renascença aparece apenas há 500 anos e somente decorreram 50 anos depois que os homens tomaram consciência da importância do desenvolvimento da ciência e do facto de que ela constitue o factor essencial do ritmo de transformação da sociedade humana. Este ritmo torna-se cada vez mais rápido e nós chegamos hoje a uma etapa em que uma só geração participa numa transformação radical.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Cécil F. Powell |
Papel dos Directores de Laboratório
O ambiente de um laboratório depende muito — mas não inteiramente — do chefe. Lembro-me perfeitamente do laboratório de CAVENDISH, onde se encontra a atmosfera difundida em todos os laboratórios pelos estudantes presentemente dispersos no mundo inteiro.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): John Desmond Bernal |
Aspectos do problema da organização da pesquiza científica em Portugal
A importância da pesquiza científica na vida e no progresso da humanidade é coisa que não precisa de ser demonstrada, mormente quando se tratar de um país como Portugal, pobre de quadros científicos e oferecendo ainda marcas indiscutíveis de país sub-desenvolvido.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Carlos Fernando Torre de Assunção |