143

Número: 143 | PDF integral
Data de Publicação: Julho de 2002
O Nónio de Pedro Nunes
A navegação astronómica teve início ainda no século XV, quando os navegadores portugueses, ao afastarem-se da costa tiveram de recorrer a instrumentos de altura para determinar a posição do navio. Para o efeito, usaram quadrantes e astrolábios náuticos que, necessariamente, tinham de estar bem divididos pois, só assim, se assegurava o rigor dos cálculos que efectuavam.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Estácio dos Reis |
Pedro Nunes, Ímpar na Hispânia Quinhentista
Muito se escreveu e disse já, acerca de PEDRO NUNES. António Ribeiro dos Santos, seu primeiro biógrafo em 1806,Diogo Pacheco de Amorim, Francisco Gomes Teixeira, Joaquim Bensaúde, Luciano Pereira da Silva, Manuel Sousa Ventura, Rodolfo Guimarães e outros, relataram detalhadamente, em livros e artigos, a vida e obra do notável salaciense; foi título de publicação em história da ciência, efígie em moeda e selos; desde 1935 dá nome a uma cratera lunar; depois, a um asteróide;encontramo-lo, hoje, navegando na web e mergulhando em ramificáveis páginas; pouco mais de original, então, se poderá ainda ambicionar encontrar. Afinal, talvez tudo o que não é incerto esteja já dito ou escrito; porém, a celebração do quinto centenário do seu nascimento não poderia ficar omissa na Gazeta de Matemática. Mesmo que - como nesta nota - em simples e deambulante afloração...
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): J. A. Sampaio Martins |
Pedro Nunes e as Linhas de Rumo
Um dos mais interessantes temas de matemática estudados por Pedro Nunes (1502-1578) foi o das linhas de rumo. As suas contribuições principais nesse assunto são, de uma forma geral, bem conhecidas entre os leitores de língua portuguesa, tendo sido vários os autores a expô-las de forma correcta nos seus escritos sobre Pedro Nunes.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): João Filipe Queiró |
Pedro Nuñez: Innovateur bloqué, et dernier témoin d´une tradition millénaire
Entre les auteurs mathématiques qui avaient compris après 1540 l' importance nouvelle de l' algébre figurait aussi Pedro Nuñez - dans la compagnie, par exemple, de Tartaglia, Cardano, Stiefel, Scheubel, Bombelli et, naturellement, Viète. Son célèbre "Libro de algebra en arithmetica y geometria" parut à Anvers en 1567. C'était un livre de propagande plutôt qu'un simple traité de mathématiques: un livre de propagande pour l'algébre, démontrant- c'est là le sens du titre - l'utilité de l´algèbre pour l'arithmétique et pour la géométrie. Cette utilité, écrit Nuñez, était bien reconnue en Italie où on trouve "dans toutes les villes [...] des maîtres salariés de calcul en arithmétique et géométrie, tandis qu'"en Espagne,rares sont ceux qui connaissent l'algèbre".
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jens Høyrup |
Uma Nota Sobre Pedro Nunes e Copérnico
Um dos mais influentes historiadores da cultura portuguesa de quinhentos, José Sebastião da Silva Dias, deixou escrita uma página sobre a relação entre Pedro Nunes (1502- 1578) e a obra de Nicolau Copérnico (1473-1543) que, pela sua concisão, e por vir de quem vem, foi ecoada por outros autores que depois escreveram sobre o mesmo tema.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Henrique Leitão |
Pedro Nunes na Filatelia Portuguesa
Pedro Nunes foi uma personalidade muito importante do seu tempo, reconhecido em vida pelos seus contemporâneos, no reino português e além fronteiras, inclusive pelo Papa. Reconhecido e apoiado pela corte, teve uma vida desafogada e liberta de preocupações mundanas, podendo dedicar-se à investigação e ao que tanto gostava: a ciência, nos seus mais diversos ramos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Nuno Gaspar Cardoso |
Dois Instrumentos de Pedro Nunes
Nas suas obras, Pedro Nunes sugeriu vários instrumentos de medida que imaginava serem úteis para a navegação astronómica. De entre as suas concepções, há sobretudo três que perduraram e vieram a contribuir para o progresso da instrumentação científica: o Nónio, o Instrumento de Sombras e o Anel Náutico. O primeiro destes encontra-se descrito com pormenor e rigor em vários trabalhos acessíveis, nomeadamente Carvalho (1961) e Reis (1999). O mesmo não acontece em relação aos outros dois instrumentos, que serão aqui discutidos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Nuno Crato |
Pedro Nunes e a Descoberta da Curva Loxodrómica
Para superar as dificuldades de navegaçao com cartas planas em latitudes elevadas, terão os pilotos portugueses da primeira metade do século dezasseis pensado em navegar com a ajuda de globos e terão tentado utilizá-los para navegarem em rotas ao longo de círculos máximos? A opinião generalizada é que não o fizeram. Contudo o matemático Pedro Nunes (1502-1578) relata num pequeno tratado (publicado em 1537, provavelmente escrito em 1534) intitulado "Tratado que ho doutor Pero Nunez fez sobre certas duvidas da navegação", como o navegador Martim Afonso de Sousa, no seu regresso do Brasil em 1530-32, lhe tinha pedido para resolver dois problemas de navegação surgidos durante a viagem.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): W. G. L. Randles |