Serendipidade Matemática e outros escritos
Dos resultados inesperados às Olimpíadas de Matemática: um conjunto de textos para descobrir
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Paulo Saraiva |
O jogador de ténis que não é assim tão mau, mas que perde (quase) sempre
Qual é a probabilidade de um determinado jogador vencer um jogo de ténis, sabendo a probabilidade de esse jogador ganhar cada ponto?
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Helder Pinto |
Dudeney e os seus “puzzles”
No início do século XX, dois fantásticos criadores de charadas (matemáticas ou não) publicaram numerosos artigos em jornais de grande circulação e vários livros com os problemas que criaram. Embora não se conhecessem pessoalmente, colaboraram um com o outro diversas vezes. Um, Sam Loyd, vivia nos Estados Unidos e o outro, Henry Dudeney, vivia em Inglaterra.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
António Guedes de Oliveira |
Maria do Rosário Pinto |
A matemática de Ana Lua Caiano
Todos já ouvimos, certamente, alguma das canções de Ana Lua Caiano, uma das revelações mais recentes da música portuguesa. Mas terá alguém reparado na presença de elementos matemáticos
nessas canções?
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Pedro J. Freitas |
Uma infinidade de novas fórmulas para PI?
Recentemente, dois físicos indianos descobriram uma fórmula nova para PI?. De facto, descobriram uma quantidade infinita delas. Iremos ver de que é que isto se trata.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
José Carlos Santos |
O Fascinante Mundo da Uniforme e suas Parentes
Devido ao teorema da transformação uniformizante, a variável aleatória Uniforme tem grande
protagonismo em Estatística. Depois da apresentação sumária de variáveis aleatórias que são funções de variáveis independentes com distribuição Uniforme padrão, nomeadamente Gamas, Betas e BetaBoops, ilustramos o seu papel na construção de novos modelos, por aleatorização de
parâmetros ou resultando da contração por multiplicação, ou da expansão por divisão ou exponenciação.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Maria de Fátima Brilhante |
Maria Ivette Gomes |
Sandra Mendonça |
Dinis Pestana |
Lillian R.Lieber
Lillian Lieber foi uma matemática americana, de origem russa, que viveu uma longa vida de 100 anos, tendo falecido em 1986. Com um percurso
académico raro para uma mulher do seu tempo, escreveu vários livros de divulgação matemática que conquistaram o público leigo e especialistas.
O esquecimento a que foi votada não é fácil de compreender. Alinhavamos aqui algumas notas biográficas de Lillian Lieber, assim como uma sucinta descrição do seu trabalho.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Jorge Nuno Silva |
O papel da inteligência artificial e da monitorização Inteligente na viticultura de precisão
As tecnologias de aquisição de dados no contexto da agricultura de precisão, sejam de proximidade, utilizando sensores no campo, ou remotas,
como aquelas que recorrem a sensores transportados por veículos aéreos, já atingiram um nível de maturidade suficiente para que o esforço de investigação se concentre atualmente na extração de conhecimento e na forma como este pode transformar práticas agrícolas diversas em práticas mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis. O uso de modelos matemáticos e de técnicas de inteligência artificial tem registado um crescimento
significativo na extração de métricas, parâmetros de desempenho das culturas, deteção de anomalias, entre outros, tornando-se indispensável para
o gestor agrícola moderno. Neste artigo, apresenta-se uma visão prática sobre como estas tecnologias têm sido aplicadas na viticultura de precisão,
explorando várias vertentes tecnológicas e recorrendo a modelos matemáticos e a inteligência artificial para atingir metas de sustentabilidade ambiental, ecológica e económica.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Raul Morais dos Santos |
Infinitos
Sou incapaz de conceber o infinito, e ainda assim não aceito a finitude.
Simone de Beauvoir
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Nuno Camarneiro |
María Gaspar, a madrinha dos matemáticos olímpicos espanhóis
Durante a sua longa vida profissional, María
Gaspar Alonso-Vega combinou o Ensino
Secundário e o Ensino Superior, como professora associada do Departamento de Geometria e Topologia da Universidade Complutense de Madrid (UCM).
Tem-se destacado pelo seu compromisso
e pela sua dedicação à Matemática e à promoção do talento matemático nos jovens há mais de 20 anos. É presidente da Comissão de Olimpíadas da Real Sociedad Matemática Española (RSME) e organizadora da Olimpíada Espanhola de Matemática.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Joana Teles |
Ana Mendes |
Nota sobre o 9.º Encontro Ibérico de matemática
Três dias de partilha ibérica da Matemática.
Conteúdo reservado a assinantes | Autor(es):
Luís Roçadas |