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Número: 144 | PDF integral
Data de Publicação: Janeiro de 2003
Entrevista com Madalena Garcia
Madalena Garcia tornou-se bem conhecida pelo seu trabalho em prol do ensino da Matemática e como colaboradora do Professor Sebastião e Silva. Ensinou gerações de alunos, participou na formação de novos professores e foi co-autora de diversos livros didácticos. A Gazeta de Matemática foi ouvi-la na convicção de que a sua experiência deve ser conhecida e partilhada.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gazeta de Matemática |
O Problema das Torres de Hanoi: a lenda, algoritmos e resoluções
Em 1883, o matemático francês Édouard Lucas inventou o famoso puzzle das Torres de Hanoi, também conhecido pelas Torres de Brahma e contado em forma de lenda...
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Rosália Rodrigues | António Pereira |
Resolução do Problema das Torres de Hanoi através de um Conjunto de Regras Simples
Este artigo descreve um método de resolução do problema das Torres de Hanoi, não baseado na recursividade. O objectivo principal consiste em mostrar que, qualquer que seja a situação colocada a um jogador (no início do problema ou a meio), desde que este saiba qual foi a jogada anterior, poderá sempre acabar o jogo, seguindo um princípio de efectuar a única jogada que não viola um conjunto de regras a enunciar em seguida.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gustavo Ribeiro Alves |
Apologia da Estatística (A Pretexto da Seriação das Escolas Secundárias)
É hoje lugar comum considerar que a maior riqueza de um país é a sua população, e que o empreendimento humano de maior retorno é educação/investigação. Os países que escaparam ao subdesenvolvimento são os que nos fins do século XIX investiram na alfabetização e educação. Tal como o presente é um resultado de investimentos em fins do século XIX e princípios do século XX, é no presente que o futuro se joga, nomeadamente nos investimentos feitos em ciência e tecnologia (que, sabe-se também, são efémeros se não forem alicerçados por um investimento forte e consistente em ciência fundamental).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Dinis Duarte Pestana |
Conversa com Gudlaugur Thorbergsson
Gudlaugur Thorbergsson nasceu em Melgraseyri, Islândia, tendo-se licenciado pela Universidade da Islândia. Os seus estudos de pós-graduação foram feitos na Universidade de Bonn, tendo a sua dissertação de doutoramento sido orientada por Wilhelm Klingenberg. Trabalhou em Bonn, no IMPA - Rio de Janeiro. e na University of Notre Dame - U.S.A.. Ensina actualmente na Universidade de Colánia.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): F. J. Craveiro de Carvalho |
O Ensino Médio da Matemática
O Ensino Médio se ocupa de jovens cujas idades se situam entre quinze e dezassete anos, com pequenas variações desses números. Trataremos aqui do Ensino Médio tradicional, ou usual, em contraste com o profissionalizante. Nos países onde há uma separação nítida entre diferentes opções escolares, o tipo de ensino que discutiremos se aproxima mais daquele que visa ao ingresso na Universidade (como o Gymnasium, na Alemanha). Noutros países, como o Brasil, o Ensino Médio ao qual nos referiremos serve a dois tipos de alunos: os que pretendem ingressar na Universidade e os que têm nesse ensino o ponto terminal dos seus estudos formais, entrando no mercado de trabalho logo após sua conclusão (ou mesmo enquanto estudantes).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Elon Lages Lima |
Proofs from The Book
Até os mais entusiastas de nós, matemáticos, se sentem, de vez em quando, desiludidos com a Matemática. Talvez tenhamos exames de mais para corrigir, demasiados artigos para arbitrar; talvez os nossos estudantes (ou, pior até, os nossos colegas) estejam a ser ainda mais obtusos do que o normal. Quando tal acontece, um copo de vinho ou uns minutos de Mozart podem ser maravilhosos para levantar o ânimo, mas precisamos também de qualquer coisa que nos recorde que a Matemática é, realmente, um assunto muito bonito. Este livro fornece o tónico necessário, em dúzias de doses de digestão fácil.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gareth A. Jones |
Olímpiadas Internacionais e Ibero Americanas 2002
As 43.ª Olimpíadas Internacionais de Matemática que decorreram o ano passado em Glasgow (Escócia) foram as mais participadas de sempre. A primeira IMO realizou-se na Roménia em 1959 com a presença de apenas 6 equipas mas, desde então, a dimensão e importância da prova têm vindo a crescer a ponto de nesta última edição terem participado 84 países.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Daniel Peralta Pinto |