Ao folhear uma obra de um conhecido matemático italiano, depara-se-me um teorema que é bastante familiar ao aluno de um curso de Análise Superior e, terminada a leitura do enunciado e demonstração do mesmo, não posso deixar de me perguntar por qual motivo o autor terá preferido apresentá-lo sob uma forma que não parece ser a mais apropriada a elucidar o leitor e a despertar o seu interesse. E esta pergunta, que surge a propósito de um caso particular, pode igualmente ser feita em relação ao modo por que, em geral, é ministrado o ensino da Matemática na maioria dos cursos superiores que conheço
Ficha artigo |
PDF do Artigo Autor(es):
Virgílio Simões Barroso |
Embora com um grande atraso sobre a publicação dos últimos depoimentos no debate que abrimos no n.° 17 da Gazeta (atraso que não pudemos evitar), vimos hoje resumir e comentar o essencial desses depoimentos.
Ficha artigo |
PDF do Artigo Autor(es):
Bento de Jesus Caraça |
--
Ficha artigo |
PDF do Artigo Autor(es):
Corino de Andrade |
Branquinho d'Oliveira |