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Número: 41 | PDF integral
Data de Publicação: Dezembro de 1949
Una métrica universal para las ciências expérimentales
Pretendemos con éste nuestro trabajo, introducir una nueva métrica en las ciências de la naturaleza es decir en todos aquellas que se basan en la observación y experimentacion y que dependen, por tanto, de medidas, estando asi sornetidas al control numérico siempre, lo cual permite sechazar o admitir una hipótesis contrastándo la con Ia realidad. La Termodinâmica, la Economia, la Biologia, la Psicofisica, la Cibernética e otras muchas ciências entran de Ueno en nuestro domínio.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): J. Gallego Diaz |
Inégalités
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jean Aczél |
Problemas do nosso ensino superior (II) - As definições do número real
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Luís Neves Real |
A lei de Hauber demonstrada pela Álgebra de Boole
A lei de Hauber ou lei dos conjuntos fechados pode considerar-se um teorema sobre teoremas cujo enunciado é o seguinte: «Se num teorema estabelecermos todas as hipóteses possíveis e elas conduzirem a teses distintas e cada uma excluindo todas as outras, os teoremas recíprocos deduzidos do teorema considerado são todos verdadeiros». Vamos apresentar uma demonstração da lei de Hauber pela Álgebra de Boole.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Maria Teodora Alves |
Sobre arcos duma cónica cujos comprimentos têm um cociente constante
É sabido que qualquer arco duma cónica não é rectificável: assim o comprimento dum arco de par bola depende duma função logarítmica , e de transcendentes elípticas o duma cónica centrada. Todavia é susceptível de expressão algébrica a diferença de comprimento de inúmeros arcos de uma cónica, e alem disto há uma infinidade de arcos seus rectificáveis. Indico os principais teoremas conhecidos na matéria.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Duarte Leite |
Axiomática de Peano
Trata a Aritmética do estudo das propriedades dos números e a sua construção pode fazer-se de vários modos de acordo com a maneira como é introduzido o conceito de número, mas em todos eles ordenando devidamente as proposições que formam o corpo da teoria. Para essa ordenação deve ter-se em conta que no desenvolvimento duma teoria dedutiva, como é a Aritmética , o reconhecimento da verdade duma proposição, isto é a sua demonstração, se obtém como consequência lógica de outras, anteriormente reconhecidas verdadeiras. A demonstração faz-se assim à custa de todas ou parte das proposições que antecedem aquela cuja verdade se quer reconhecer, e, por isso, torna-se evidente que tem de existir uma ou mais proposições iniciais que, por serem as primeiras, não poderão demonstrar-se.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): J. da Silva Paulo |
O método dos coeficientes indeterminados
Os actuais programas do Ensino Liceal incluem alguns assuntos que ou não são tratados ou são muito mal tratado nos livros até há pouco adoptados. Pareceu-nos, portanto, que poderia ter interesse a publicação de um estudo correcto de alguns destes assuntos. E assim, julgamos de particular importância a consideração de certos pontos dos programas de Álgebra (6.° e 7.º anos) onde as ampliações a programas anteriores mais se fizeram sentir.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Laureano Barros |
Movimento Científico
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gazeta de Matemática |
Matemáticas Superiores
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): -- |
Problemas Propostos
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): -- |
Boletim Bibliográfico
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Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gazeta de Matemática |