140

Número: 140 | PDF integral
Data de Publicação: Janeiro de 2001
Diálogo em Janeiro com Elon Lages Lima
Entrevista conduzida pelo Professor F.J. Craveiro de Carvalho ao Professor Elon Lages Lima
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): F. J. Craveiro de Carvalho |
São os Matemáticos Puros particularmente pouco aptos para o Cálculo das Probabilidades?
Peço para o título deste artigo não ser considerado uma falta de respeito. Várias vezes na vida fui professor de Matemática, quase sempre em Escolas de Engenharia ou equivalentes, e ensinei Cálculo das Probabilidades (por exemplo, na cadeira de Métodos Estatísticos do 2.º ano, no Instituto Superior Técnico, em 1972-73), mas sempre me considerei um não matemático, no sentido de não ser um investigador em Matemática. A tribo dos Matemáticos puros é uma tribo a que não pertenço. Os seus elementos têm um modo de pensar (sobretudo de descobrir novos terrenos no seu universo abstracto e de fazer demonstrações) que me escapa, respeito e admiro muito (e invejo um bocado).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Brotas |
Quádricas: Manipulação e Visualização
É patente, nos vários níveis de ensino da Geometria, a dificuldade em "ver" no espaço. Visualizar superfícies (resultantes de cortes, obtidas por rotação), imaginar um sólido a partir de uma planificação e executar uma planificação de um dado sólido são disso alguns exemplos. Nos nossos dias as novas tecnologias oferecem ferramentas cada vez mais sofisticadas para melhorar a "visão matemática", que nos chegam em pacotes de uso mais ou menos complicado, mas que se têm imposto pela sua capacidade em estimular professores e alunos. Ocorre perguntar: Como é que se fazia antigamente? Será que a dificuldade em "ver" não existia?
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Antonio Ruiz Lozano |
O que é um Ponto de Inflexão?
As orientações metodológicas dos programas do ensino secundário actualmente em vigor, ao pretenderem dar um papel preponderante à denominada "investigação" feita pelo aluno com base em situações muito particulares e que conduzem em muitos casos a falsas conjecturas, não podem excluir, muito pelo contrário, obrigam a que, em devido tempo, os conceitos e a compreensão da forma como eles se interligam sejam apresentados como definições e resultados formulados de forma rigorosa e inequívoca, ultrapassando as noções intuitivas e a sua descrição em linguagem corrente. A formulação precisa dos conceitos é essencial ao desenvolvimento de um raciocínio matemático, por mais elementar que ele seja. Usar simultaneamente diferentes formulações de um mesmo conceito pode dar origem a incoerências que nem sempre são evidentes. O conceito de ponto de inflexão constitui um exemplo da necessidade de clarificação da definição adoptada.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Suzana Nápoles |
Federação de Associações e Sociedades Científicas. Deveria Existir?
Muitos pensam que as sociedades científicas ainda não conseguiram o peso desejável nem a importância que merecem. Apesar do que se tem feito, há dificuldades; um sinal está no facto de, por norma, quando ha eleições para as Direcções, surgir uma só lista não proporcionando espaço para confronto de concepções. Podem adiantar-se várias explicações: há falta de hábitos associativos, esperando-se que as iniciativas partam do Estado, os sócios (dirigentes) estão demasiado sobrecarregados com o seu trabalho profissional, não existem leis protectoras de tais associações, há dificuldades financeiras (embora exista umalei do mecenato, os empresários portugueses, salvo raras excepções, não morrem de amores pela Ciência).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Graciano de Oliveira |
Matemática na Internet com o LaTeX
Em [1] vimos as razões porque um matemático, um professor ou estudante de matemática deve usar o LaTeX. Mostramos agora que o LaTeX é também a escolha indicada no mundo da Internet: para publicação de textos matemáticos na Web. Aprenderemos como fazer uso do "Portable Document Format" com o LaTeX; a converter os nossos documentos para HTML; a usar matemática em aplicações Web; a usar o LaTeX para preparar páginas Web.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Delfim Fernando Marado Torres |