145

Número: 145 | PDF integral
Data de Publicação: Julho de 2003
Teatro e a Ciência: um namoro recente
Para quem pudesse achar que a Matemática, a Física, a Astronomia ou a Biologia pouca empatia teriam com as artes de palco, nomeadamente com o Teatro, a Gazeta de Matemática vem contrar a história de diversos grupos de teatro que recentemente se têm dedicado à aproximação do Teatro às diversas áreas da Ciência.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Carlota Simões |
Novos Programas de Matemática no Ensino Secundário - 2003/2004
Em Setembro de 2001 entra em vigor o novo programa de Matemática A para o Ensino Secundário e em Setembro de 2004 entram também em vigor os programas das seguintes disciplinas: Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jaime Carvalho e Silva |
Matemática 10º ano (Programa Ajustado) e Matemática A 10º ano: que diferenças
No âmbito da reforma do Ensino Secundário, que vai entrar em vigor no ano lectivo de 2004/3005, a disciplina de Matemática actualmente existente será substituída para a grande maioria dos alunos pela chamada Matemática A, cujo programa, por estranho que pareça aos menos habituados às peculariedades do nosso ensino, começará a ser seguido já no ano lectivo de 2003/2004 no 10º ano de escolaridade.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Pereira Rosa |
Ensino da Matemática: um sintoma, várias causas
É hoje em dia quase lugar-comum referir-se o enorme insucesso global do ensino da Matemática em Portugal a nível Básico e Secundário. Este insucesso global é, infelizmente para nós, bem real e está documentado quer a nível nacional, quer internacional, por exemplo no estudos TIMMS e PISA.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jorge Buescu |
Calculadoras Gráficas: algumas limitações
Muito se tem reflectido e escrito sobre o uso de novas tecnologias nas aulas de Matemática, nomeadamente no que diz respeito às calculadoras gráficas. Existem defensores incontestáveis ao seu uso considerando que a utilização da calculadora permite uma aprendizagem mais significativa e mais profunda dos conceitos bem como o facto de favorecer uma abordagem indutiva e experimental da Matemática.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Maria Madalena Correia Consciência |
Uma Breve História de Pi
Neste texto conta-se a história do número Pi desde o Egipto e da Babilónia da Antiguidade às mais recentes descobertas.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): José Carlos de Sousa Oliveira Santos |
XXI Olímpiadas Portuguesas de Matemática
De todas as iniciativas que têm a matemática como motivação principal, as Olimpíadas são certamente o evento que, no nosso país, mais participantes envolve.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Daniel Peralta Pinto |