170

Número: 170 | PDF integral
Data de Publicação: Julho de 2013
Sobre a importância de entrar com o pé direito
A matemática tende a ser vista pela sociedade como uma medida da nossa inteligência. Infelizmente isso tem um custo...
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Rogério Martins |
Cortesia em jogo
O presente texto gira em torno da pergunta seguinte: num conjunto de dados diferentes, qual é o melhor?
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Atractor |
Vida a andar para trás
O Jogo da Vida foi inventado por John H. Conway no começo da década de 70 do século passado. Numa visita a Martin Gardner, entre “outros 50 assuntos de que queria falar”, mostrou como, no tabuleiro de Go, se pode implementar este jogo. Gardner ficou maravilhado e popularizou o Jogo da Vida nas páginas do Scientific American e em alguns dos seus livros. O volume de trabalhos de investigação a que deu origem é incalculável!
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jorge Nuno Silva |
Migalhas de xadrez e matemática
A matemática e o jogo do xadrez têm afinidades profundas: pensamento estratégico, avaliação posicional, arte combinatória, problemas tantalizantes, dificuldades inesperadas...
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Eduardo Marques de Sá |
Macacos me mordam!
Um recente experimento mostra que os sentimentos de equidade e de justiça não são exclusivo dos seres humanos. Experimentos com macacos servem, por um lado, para compreendermos nossas origens — afinal são os nossos primos, e não estão tão distantes assim; por outro lado, serão a motivação de hoje para discutir alguns conceitos centrais de Teoria de Jogos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Fabio Chalub |
Combinatória, zonogonos e zonoedros
Apresentamos algumas propriedades de polígonos e poliedros com fortes propriedades de simetria central, numa introdução elementar a áreas de investigação atuais: matroides orientados, estudo combinatório e topológico do grupo simétrico.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Ilda Perez da Silva |
Dízimas periódicas e uma conjetura de Emil Artin
Sabe o leitor que 0,99999999999 ... = 1? E porquê Supondo, é claro, que as reticências significam que os noves não terminam... E sabe que o período da dízima que representa 1/p, sendo p um número primo, é um divisor de p ? 1? E que há ainda problemas em aberto sobre as dízimas que representam números racionais?
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Machiavelo |
Crie o seu arquivo de exercícios resolvidos parametrizados
Neste artigo apresenta-se o projeto MEGUA, cujo objetivo é a elaboração de bases de dados de exercícios parametrizados e sua resolução, organizadas por classes, usando o software Sage Mathematics. Pretende-se que o conjunto de exercícios abranja grande parte dos conteúdos de matemática lecionados nos primeiros anos do ensino superior. O MEGUA pode ser encontrado em http://code.google.com/p/megua.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Pedro Cruz | Dina Seabra | Paula Oliveira |
Novidades sobre os primos
O dia 13 maio de 2013 foi um dia muito especial para os primos. Enquanto o matemático peruano Harald Helfgott anunciava a conclusão da prova da versão ternária da conjetura de Goldbach, nesse mesmo dia o matemático chinês Yitang Zhang apresentava numa palestra o resultado mais importante sobre os números primos dos últimos 100 anos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Pedro J. Freitas | Manuel Silva |
Números inteiros: alguns critérios de divisibilidade
Os programas do Ensino Básico incluem vários critérios de divisibilidade de números naturais. Neste artigo apresentamos um critério de divisibilidade para números inteiros que, apesar do seu nível de generalidade, tem uma demonstração muito simples. Apresentamos também um critério de divisibilidade por 7 que generalizamos a qualquer número primo com 10. Grande parte do artigo está escrita numa linguagem simples e informal, de modo a que possa ser lido mesmo por quem está a iniciar-se no estudo da matemática.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): André Fonseca | Teresa Almada |
Fazer contas com numerais romanos
É comum ouvir dizer que os numerais romanos não facilitam a realização das operações aritméticas. Hoje, voltamos aos bancos da escola, em Roma, e aprendemos a fazer contas de somar e multiplicar.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Bernardo Mota |
Escola de Verão da SPM e a Matemática do Planeta Terra
A iniciativa Matemática do Planeta Terra 2013 (http://www.mpe2013.org) foi apresentada aos leitores desta Gazeta na Carta da Direção do n.º 166, em março do ano passado. Aí ficou expresso o compromisso de dedicar a Escola de Verão de 2013 a esta temática. E como o verão já está entre nós e o prometido é devido, teremos em breve uma Escola de Verão da SPM totalmente dedicada à Matemática do Planeta Terra (http://evspm2013.spm.pt/pt/).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Fernando Pestana da Costa |