168

Número: 168 | PDF integral
Data de Publicação: Novembro de 2012
A matemática como medida de inteligência
A matemática é frequentemente vista pela sociedade em geral como um teste de inteligência. Isto tem vantagens e inconvenientes para a imagem desta no cidadão comum. Confesso que não sei quais deles pesam mais...
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Rogério Martins |
Triângulos com ângulos múltiplos
Vejamos uma questão considerada por Euler em 1765.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Atractor |
Outros heróis olímpicos: os problemas!
Um Convite à Matemática: das Competições à Investigação é o título de um livro recente da Springer. Nele vários autores mostram como alguns problemas das Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO) conduzem naturalmente a problemas de investigação, necessariamente com outro nível de complexidade e profundidade. Escolhemos os problemas iniciais de Simon Norton, Stanislav Smirnov e Béla Bollobás pela simplicidade dos respectivos enunciados.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jorge Nuno Silva |
Uma desigualdade fundamental
Caro Leitor, Numa altura em que muitos acreditam que o conhecimento está na nuvem e que o ruído e as informações contraditórias imperam, pensamos ser fundamental a matematização na sociedade.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Amílcar Branquinho |
5 sigmas de certeza
A confirmação experimental da existência do bosão de Higgs foi uma das grandes conquistas da física contemporânea. O seu anúncio, no entanto, foi cheio de cuidados: era uma partícula compatível, mas podia não ser a própria; é necessário ter a certeza de “5 sigmas”, etc. Mas o que é uma certeza de 5 sigmas? Aliás, o que é a certeza em ciências experimentais? Considerando um exemplo simples das sondagens eleitorais, vamos discutir como se pode medir o grau de confiança de um enunciado científico, seja em ciências humanas ou mesmos nos experimentos mais precisos do mundo, como os realizados no Centro Europeu de Investigação Nuclear (o famoso CERN, na fronteira franco-suíça).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Fabio Chalub |
A projeção estereográfica e o astrolábio
Se de repente acordássemos num local deserto, sem relógio nem telemóvel, sem sistema de navegação eletrónico à nossa mão e sem ninguém por perto para nos indicar o caminho de volta para casa, o que faríamos numa situação extrema como esta? Teríamos de regressar ao passado e voltar a aprender a olhar as estrelas e a orientarmo-nos por elas. Saber um pouco de projeção estereográfica e ter um astrolábio no bolso poderia também ser muito útil nesta situação.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Alexandre Mena e Silva |
Matemática e malabarismo
O malabarismo é uma arte que poucas pessoas associariam à matemática. Há, no entanto, entre estas duas atividades humanas muito mais relações do que se possa suspeitar à primeira vista. Enquanto o malabarismo oferece à matemática problemas combinatórios interessantes, a matemática deu já ideias para novos truques, ajudando a estabelecer uma classificação profícua dos padrões malabares e a combinar movimentos de formas originais.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Machiavelo |
Os jogos no ensino da matemática
O insucesso escolar da matemática é hoje em dia muito estudado e é do conhecimento geral que um dos fatores que mais contribuem para este insucesso é a falta de interesse dos alunos na aprendizagem. A introdução de jogos no ensino/aprendizagem é uma “arma” poderosa no combate a este flagelo da indiferença, não só porque motiva os alunos mas também porque introduz regras a cumprir e estimula a cooperação e a sociabilização dos alunos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Ana Júlia Viamonte |
Um problema para polimatemáticos
Estamos habituados a pensar nos grandes avanços científicos como fruto da inspiração e do suor de alguns indivíduos geniais que conseguem ver mais além trabalhando isoladamente. Talvez no futuro esta situação possa mudar e o progresso seja obtido coletivamente como resultado da soma de inúmeras pequenas contribuições.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Pedro J. Freitas | Manuel Silva |
XXVII Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática
Este ano Portugal participou mais uma vez nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, cuja 27.ª edição decorreu na cidade de Cochabamba, na Bolívia, entre 29 de setembro a 6 de outubro.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): António Salgueiro |
A matemática do luar, de Plutarco a Kepler
Que a iluminação da Lua é causada por reflexão da luz do Sol é hoje conhecimento comum. O fenómeno, contudo, não é evidente, e a sua explicação requer uma teoria formulada matematicamente que demorou séculos a impor-se e a tornar-se convincente.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Bernardo Mota |
A regressão linear simples no ensino secundário
Apesar de a Estatística desempenhar, cada vez mais, um lugar de destaque na disciplina de Matemática, quer ao nível do ensino básico quer ao nível do ensino secundário, os materiais disponíveis para o ensino e a compreensão dos conceitos mais elementares desta área nem sempre são os mais apropriados (apesar de contributos extremamente bem sucedidos pela literacia estatística, como ilustra o premiado projeto ALEA – Acção Local de Estatística Aplicada – que pode ser consultado em http://www.alea.pt).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Helena Ribeiro | Maria Alice Martins | Rui Santos |
Duas mãos cheias de imenso
Escreveu Irene Lisboa um conto infantil cujo título ficou célebre: “Uma Mão Cheia de Nada, Outra de Coisa Nenhuma”. Apetece dizer, contrariando-a, que a direcção da SPM tem hoje ambas as mãos cheias de imenso.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jorge Buescu |