176

Número: 176 | PDF integral
Data de Publicação: Julho de 2015
Bolas de futebol, Arquimedes e onduletas
Onde se fica a saber que uma truncatura um pouco mais funda do icosaedro truncado faz da Telstar uma bola melhor.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Adérito Araújo |
Triângulos belos
Verificaremos como a propriedade de os três lados de um triângulo plano serem iguais resulta de uma combinação harmoniosa, e única, de lados e ângulos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Atractor |
Pi faraónico
O Papiro de Rhind, obra incontornável no estudo da matemática na Antiguidade, dá-nos muitas razões para nos surpreendermos com as capacidades dos egípcios de há milénios. Escrito no século XVII a.C., sendo cópia de trabalho mais antigo, é essencialmente uma colecção de problemas e soluções. Hoje falaremos um pouco do Problema 50, que, em linguagem anacrónica, pode dizer-se tratar da quadratura do círculo.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Jorge Nuno Silva |
As bolas da FIFA não são grande coisa
Trunquem um pouco mais fundo o icosaedro truncado e farão da Telstar uma bola melhor.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Eduardo Marques de Sá |
Uma epidemia de humanos
Uma característica fundamental da matemática é ser uma linguagem universal. Rapidamente podemos mudar o problema sem alterar em substância as técnicas utilizadas. Inspirados por um modelo da epidemiologia, uma equipa de dois antropólogos, um geólogo e um ecólogo modelou a expansão polinésia, um lento processo migratório entre ilhas e arquipélagos no Pacífico Sul. As conclusões não poderiam ser mais surpreendentes.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Fabio Chalub |
Arquimedes e o volume da esfera
Existem diversas formas de demonstrar como se calcula o volume de uma esfera em função do seu raio. Contudo, neste artigo, pretende-se fazê-lo com base na lei da alavanca de Arquimedes de Siracusa (287 a.C.– 212 a.C.).
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Fátima Vinagre |
O conjunto de todos os conjuntos não existe
Com a reintrodução da Teoria dos Conjuntos no programa de matemática do 10.º ano de escolaridade e a referência ao paradoxo de Russell no caderno de apoio ao professor, pareceu-nos pertinente revisitarmos informalmente a temática “classe versus conjunto”. Pretendemos com este artigo motivar o conceito de classe própria e recordar brevemente a história dos paradoxos que estiveram na génese da Teoria Axiomática dos Conjuntos. Ilustrando que nem toda a coleção de objetos pode ser considerada um conjunto, encerramos o artigo mostrando que não existe o conjunto de todos os conjuntos.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gilda Ferreira |
Números de Bernoulli
Uma sequência de números criada para sintetizar somas finitas, mas que deu origem a uma ponte paradigmática com as somas infinitas, acabando por ocupar um lugar de destaque na matemática moderna.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Óscar Felgueiras |
Os "Modelos de Olivier" do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
No Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra podemos observar uma coleção de cinco modelos geométricos, montados sobre caixas ou suportes de madeira, em tudo análogos aos idealizados por Théodore Olivier (1793-1853) para expor alguns dos conteúdos da Geometria Descritiva.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Carlos Tenreiro |
Problemas antigos com números perfeitos
“Seis é um número perfeito em si mesmo, e não porque Deus criou o mundo em seis dias, na verdade o contrário é que é verdadeiro. Deus criou o mundo em seis dias porque este número é perfeito, e continuaria a ser perfeito, mesmo que o trabalho desses seis dias não existisse.” Santo Agostinho (354-430) em “A Cidade de Deus”
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Pedro J. Freitas | Manuel Silva |
Conversa com Ingrid Daubechies
Quando falamos acerca de Ingrid Daubechies podemos falar sobre as suas contribuições fundamentais para a teoria das Wavelets, contribuições que permitem o tamanho reduzido das imagens no formato JPEG, cujo algoritmo de compressão usa esta ferramenta matemática, ou em transmissões televisivas de eventos desportivos. Poderíamos também falar dos prémios, demasiados para serem aqui elencados. Poderíamos falar de ter sido a primeira mulher com o título de Full Professor em Matemática da Universidade de Princeton. Poderíamos falar sobre falsificações de arte identificadas através dos seus algoritmos. Poderíamos falar do que é ser, de facto, uma estrela mesmo fora da comunidade matemática. Certamente, poderíamos falar sobre todas estas coisas. Poderíamos. Mas tudo isto já foi muitas vezes contado e escrito. Nesta entrevista procuramos a visão por detrás de todas elas.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Gonçalo Morais |
Contra a angústia da página em branco
Da secura dos textos científicos para os delírios da ficção, as minhas estratégias para começar uma obra.
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Nuno Camarneiro |
Termine o verão numa escola cheia de luz
De 2 a 5 de setembro, irá realizar-se a Escola de Verão da SPM, com um programa composto por um Curso de Formação de Professores dos ensinos básico e secundário, oito conferências plenárias e vários minicursos, que evidenciam a importância da matemática na física, nas neurociências, na dermatologia e na oftalmologia, entre outras áreas. Haverá também uma oficina onde os participantes poderão explorar técnicas para criar hologramas 3D, desenhados à mão ou por gravação laser. Acham que devem perder esta oportunidade de participar?
Ficha artigo |PDF do Artigo Autor(es): Eugénio Rocha |