Já desde LEIBNIZ foram observadas curiosas analogias entre as propriedades formais de certos símbolos não numéricos e as regras de cálculo elementar. Mas, por muito tempo, estes factos pouco interesse despertaram, considerados como simples coincidências a que nada correspondesse de essencial.
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José Sebastião e Silva |
Assim se separaram muito claramente as coisas e julga-se, agora, poder abordar as questões com os dois princípios opostos: a Topologia e a Álgebra, a vizinhança e o cálculo, o transcendente e o algébrico, o contínuo e o discontínuo, (ou «discreto»). Desejar-se-ia, talvez, disputar entre elas a primasia, discutir qual faria aparecer os «fundamentos mais profundos», qual seria mais rica de esclarecimentos ou mais cómoda e assim sucessivamente.
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B. Eckmann |
É evidente que entre as várias partes do mesmo programa geral do ensino deve existir a necessária harmonia para que todas se equilibrem ao mesmo nível quando se referem à mesma fase do desenvolvimento mental dos alunos.
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Rómulo de Carvalho |